segunda-feira, 8 de março de 2010

Pena de Morte: Pró ou Contra?

Olá!
Somos alunas do 3° ano do Ens. Médio e estamos abrindo esse blog para receber os opiniões sobre a Pena de morte. As opiniões defendidas serão expostas em nosso trabalho de Filosofia Moral, e iremos citar o autor conforme sua vontade. Então quem quiser postar pode postar colocando seu nome e sua graduação ou como anônimo tbm aceitamos!
Agradecemos desde já! ;)

4 comentários:

  1. Por uma opção ética UNIVERSAL, sou contra a tortura, racismo, homofobia, machismo e obvio: a pena de morte.
    Entre os argumentos q escolho: há uma diferença oceânica entre a defesa pessoal (ex. reagir a um assalto, ou proteger familiares de uma agressão) e a ação vingativa do Estado (ex. o Estado selecionar aqueles q devem ou não ser úteis, alienando outras regras da declaração universal dos direitos humanos: todo homem nasce livre, igual e deve ter direito ...etc). O papel do Estado é a promoção do bem estar universal das pessoas o que significa superar as desigualdades, injustiças e superar os desvios através de estudos (ex. se um homem sem oportunidade rouba, o Estado deve aprisioná-lo e depois, ofertá-lo oportunidade, se um ser mata 90 mulheres – como o caso havido em Guarulhos em 2008 – o Estado deve pesquisar a fonte do distúrbio evitando que outros desviantes possam vir a existir, ou se existir , que haja tratamento).
    No caso brasileiro, infelizmente temos uma política de Estado voltado a eliminação dos sem oportunidades, estudos do Núcleo da Violência (USP), da ONU e de outras agências mostram que os agentes do Estado (policias) agem no sentido de eliminar um determinado perfil de pessoas, notadamente pobres e negros. O índice de mortandade desse perfil foi superior neste ano de 2009 (conforme relatório da policia do Estado de SP e do RJ) a ação realizada no Iraque, Palestina ou Afeganistão, notadamente áreas em guerra aberta.
    Há um pensamento burro, egoísta e imediatista na sociedade: em SP gastou-se 23 bilhões de dólares em segurança e apenas 4 bilhões em educação no ano de 2008, o que leva a ter-se mais cadeias, edifícios e casas feudalizados, (etc). Mas a sociedade padece de ausência de empregos, de profissionais gabaritados ...ex. se quiser disputar mercado mundial precisar-se-ia investir em física, química, engenharia, tecnologia de ponto etc e que daria retorno em fábricas, produtos, comércio reduzindo o dano social. Armas e muros, só criam mercado p coveiros e fabricantes de caixão
    É isso abs
    JK

    ResponderExcluir
  2. Dr José Reis médico
    levando em conta meus princípios morais, minha ética profissional e pessoal e também meus principios religiosos ( sou católico para constar), sou contra a pena de morte, pois creio ser um desatino tirar a vida de uma pessoa mesmo sendo um mal caráter, pervertido e desumano que tirou a vida de um inocente, não cabendo a nós meros mortais com muitas virtudes mas também com muitos defeitos, que não gostariam que fossem julgados. Acredito sim em penas mais duras, como a prisão perpétua com trabalhos forçados que farão o delinquente pensar muito em cometer um delito premeditado e não essa palhaçada de pena máxima de trinta anos com progressão de pena ( dependendo do caso não se cumpre nem dez anos). Creio também em codigo penal mais rigoroso para crimes de trânsito que pouca gente lembra, só na hora que é vitíma de um alcoólatra ao volante. Creio na eliminação da maioridade penal, pois independente da idade quando comete-se um crime tem que haver punição, mas com todo o apoio psico social para alguns que notoriamente podem voltar ao convívio da sociedade. Enfim creio numa JUSTIÇA mais eficiente e não a justiça para pobres e para ricos que infelizmente se faz presente em nosso país.

    ResponderExcluir
  3. Luka Carvalho Afonso

    Embora alguns crimes mais violentos despertem em mim, uma vontade incrível de ver o meliante ser torturado da forma mais bizarra possível, sou contra a pena de morte de caráter universal. Acredito que o que deva existir é uma legislação menos branda e mais rígida com os criminosos. Atualmente, o sistema é falho. Por ser antigo, e, possibilitar ao bandido, diminuições de pena, mesmo nos casos mais graves. O real cumprimento de uma legislação sem concessões de classes seria o bastante... pois, veríamos esses criminosos no lugar onde merecem estar: presos numa jaula.

    ResponderExcluir